Busca

Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos.png

Temos 692 visitantes e Nenhum membro online

PR6 apresentou trabalho sobre Restaurante Universitário                                                                                       

 

FORPLAD Lead

 

A Universidade Federal do Rio de Janeiro sediou a 1ª Reunião da Regional Sudeste do FORPLAD, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2019. O evento ocorreu no Edifício Ventura, no Centro do Rio, e foi organizado pelas Pró-Reitorias de Gestão e Governança (PR6) e de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR-3). O encontro contou com a presença de representantes do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET – RJ), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

A mesa de abertura foi composta pelo Coordenador da Regional Sudeste, Roberto de Souza Rodrigues (UFRRJ), pela sua Vice-Coordenadora, Inessa Laura Salomão (CEFET-RJ), e pela integrante da Comissão de Administração da Regional Sudeste, Tania Mara Francisco (UNIFESP). O evento iniciou com a apresentação dos informes da última reunião e o representante da UFMG, Mauricio Freire Garcia, explicou como será a logística e a programação da 1ª Reunião Nacional do FORPLAD de 2019, que ocorrerá em Belo Horizonte, em abril deste ano. O FORPLAD (Fórum de Pró-Reitores de Administração e Planejamento) é um espaço da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) que tem como objetivo discutir e avaliar as ações que envolvem o orçamento e a gestão das instituições públicas federais do país.

O Pró-Reitor de Gestão e Governança, André Esteves, ressaltou a importância do FORPLAD no trabalho da PR6, em conjunto com a PR3. “Temos discutido, ao longo do contato durante as reuniões do FORPLAD, o quão difícil é para a nossa instituição manter a excelência em ensino, pesquisa e extensão, enfrentando todas as dificuldades que são impostas pela conjuntura política do nosso país”, declarou.

Em videoconferência, o diretor da DIFES (Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior – MEC), Weber Gomes de Souza, falou sobre as expectativas do MEC para o orçamento das IFEs em 2019 e declarou que na programação orçamentária para os primeiros meses do ano os recursos financeiros serão limitados.

 

Restaurante Universitário da UFRJ foi assunto do painel sobre boas práticas 

FORPLAD Andre Elaine e RenataFruto de pedidos da última Reunião Regional do FORPLAD, a UFRJ fez uma apresentação sobre boas práticas nas Universidades, no tocante aos Restaurantes Universitários (RU), com o tema “Agricultura familiar e terceirização de refeições”. O objetivo foi mostrar como a UFRJ incluiu a agricultura familiar no sistema de alimentação, tendo como consequência a redução dos custos envolvidos nos contratos, sem perder a qualidade no serviço prestado à comunidade acadêmica.

A Coordenadora do Sistema Integrado de Alimentação (SIA-PR6), Renata Machado, fez a exposição do sistema de alimentação da Universidade, mostrando os procedimentos utilizados para alcançar uma gestão mais eficiente e como se deu a incorporação da agricultura familiar pela UFRJ. O Pró-Reitor lembrou que, mesmo com essa incorporação, não houve aumento no valor do contrato. “Com a nova sistemática de gestão, o custo total foi reduzido em mais de 30% (de R$ 22 milhões para menos de R$ 18 milhões), já incluindo a abertura de mais um restaurante”, salientou.

A Coordenadora-Geral de Contratos e Logística (PR6), Elaine Barros, destacou a importância do trabalho da gestão frente a contratos que englobam toda a Universidade, como os de alimentação, principalmente no tocante à fiscalização in loco. Mostrou os procedimentos de avaliação a que a empresa que presta o serviço está submetida e discorreu sobre a repactuação e reajuste relativos a esses contratos, incluindo a adoção dos contratos híbridos.

André Esteves destacou, ainda, que o local onde ocorria a reunião também era um exemplo de boas práticas da UFRJ. “O edifício Ventura é fruto de um processo longo, de quase uma década, que se iniciou na década de 1990, quando a UFRJ obteve autorização presidencial para a venda do terreno. É uma fonte de captação de recursos muito importante nesse momento de dificuldades orçamentárias e constitui-se, hoje, no nosso maior exemplo de boas práticas de gestão patrimonial na instituição”, afirmou.

 

Os endowments e as doações de recursos para as IFEs 

FORPLAD Peregrino

Outro assunto abordado na Regional Sudeste do FORPLAD foi a doação de recursos para as universidades federais do país, os chamados endowments, tema da palestra do diretor da Fundação COPPETEC e presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES), Fernando Peregrino. Os endowments são recursos provenientes de doações e que, nas universidades públicas, se destinam à programas, projetos ou atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Peregrino falou da importância dessas doações para as universidades, sobretudo neste momento de contingenciamento orçamentário, e mostrou os impasses da Lei nº 13.800/2019, principalmente no que se refere à falta de incentivos fiscais e à criação de fundações exclusivas para gerir os fundos de doações. Segundo ele, essa criação, devido ao seu alto custo, é menos vantajosa para a Administração Pública.

 

 

  

  

Fotos: Tatiana Lima - PR6/UFRJ

Publicado: sexta, 1º de março de 2019.

Banner e MEC

Sei                        acesso                     ouvidoria                      portal da transparencia

Rua Aloísio Teixeira, 278 - Prédio 5 - Parque Tecnológico - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21941-850 - Telefone: (21) 3938-0618

IMPORTANTE: O uso, a divulgação ou a reprodução não autorizados do nome, imagem ou logomarca da UFRJ estão sujeitos à adoção de medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis. Toda a Comunidade UFRJ deve proteger e evitar a ocorrência de eventuais irregularidades. Em caso de dúvidas, orientações ou denúncia de utilização indevida, entre em contato com a Ouvidoria-Geral da UFRJ acessando a página eletrônica da Ouvidoria da UFRJ ou pelos telefones (21) 3938-1619/1620, das 9h às 17h.

UFRJ PR6 - Pró-Reitoria de Gestão e Governança
Desenvolvido por: TIC/UFRJ