Busca

Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos.png

Temos 354 visitantes e Nenhum membro online

Segunda etapa focou na aplicação da metodologia de gestão de riscos                                                                                         

 

WhatsApp Image 2023 06 21 at 11.05.53Dando continuidade ao curso sobre Análise de Riscos em Projetos Estratégicos, o Núcleo de Gestão de Riscos da UFRJ, temporariamente absorvido pela Superintendência-Geral de Governança (SGGov/PR6), ministrou o segundo módulo na terça-feira, 20/6. O evento, que ocorreu no auditório da Inovateca e teve a parceria da Superintendência-Geral de Planejamento Institucional (SPI/PR3), teve como principal objetivo apresentar casos práticos e auxiliar os participantes na aplicação da metodologia de gestão de riscos nos processos da UFRJ. 

 

O coordenador do Grupo de Trabalho de Gestão de Riscos da UFRJ, Lucas Maragno, iniciou a apresentação recapitulando os conceitos apresentados no módulo I, em especial os relacionados às etapas da gestão de riscos, que foram a base da parte prática do curso. Maragno reconheceu a importância do treinamento para o desenvolvimento de uma cultura de gestão de riscos na Universidade. “A iniciativa da PR6 e PR3 de realização do treinamento de gestão de riscos em projetos estratégicos foi essencial para que os servidores tivessem o conhecimento e as ferramentas necessárias para o processo de identificação e avaliação dos riscos. Acredito que é o início de uma mudança de cultura institucional, a cultura da gestão de riscos na UFRJ”, afirmou.

 

A superintendente-geral de governança, Cláudia Cruz, e o assessor da PR3, Olavo Diogo, demonstraram os procedimentos da gestão de riscos com casos práticos, exemplificando as ferramentas que podem ser utilizadas, a realização da identificação e análise dos riscos e dos controles internos, a construção do mapa de calor e as respostas que a Universidade pode dar aos riscos, indicando ações de melhoria. O assessor da PR3 apresentou exemplos de riscos em cada fase do projeto, considerando fatores internos e externos, além de mostrar como elaborar a matriz de probabilidade e impacto, a de quantificação dos riscos e a de estratégia de respostas, ferramentas importantes na mitigação dos riscos. Cruz destacou a importância da participação de servidores de várias instâncias da UFRJ. “Uma das metas da governança é treinar 200 servidores, para que essa cultura comece a ser difundida. A gente pretende continuar ajudando a desenvolver esse olhar, essa cultura da gestão de riscos aplicada aos nossos projetos, às nossas atividades, dentro daquilo que a instituição nos pede”, enfatizou.

WhatsApp Image 2023 06 21 at 11.05.57

 

A superintendente da SPI/PR3, Fátima Bruno, considerou o treinamento essencial no momento em que a PR3 está implantando projetos estratégicos. “Os projetos estratégicos são vinculados aos objetivos do Mapa Estratégico do Plano de Desenvolvimento Institucional, que é um documento de grande relevância para a Instituição, tanto no que se refere ao credenciamento e recredenciamento de cursos quanto à descrição das estratégias da Universidade. O curso possibilitará aos envolvidos na elaboração desses projetos o cálculo do risco de cada projeto, bem como na tomada de decisão para minimizar esses riscos. A parceria entre PR6 e PR3 fortalece o trabalho de ambas pró-reitorias”, concluiu.

 

Na fase final do treinamento, os participantes puderam colocar em prática o conteúdo aprendido durante os dois dias de curso. Por meio de discussões, os grupos identificaram e analisaram os riscos de um projeto, avaliando a probabilidade e o impacto desses riscos. A atividade permitiu que os servidores trocassem ideias sobre o tema e compreendessem o valor da gestão de riscos para a UFRJ.

 

Assista o módulo II do treinamento.

Acesse o material do módulo II.

 

Fotos: Tatiana Lima (SGGov/UFRJ)

Publicado em: 22/06/2023

Banner e MEC

Sei                        acesso                     ouvidoria                      portal da transparencia

Rua Aloísio Teixeira, 278 - Prédio 5 - Parque Tecnológico - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21941-850 - Telefone: (21) 3938-0618

IMPORTANTE: O uso, a divulgação ou a reprodução não autorizados do nome, imagem ou logomarca da UFRJ estão sujeitos à adoção de medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis. Toda a Comunidade UFRJ deve proteger e evitar a ocorrência de eventuais irregularidades. Em caso de dúvidas, orientações ou denúncia de utilização indevida, entre em contato com a Ouvidoria-Geral da UFRJ acessando a página eletrônica da Ouvidoria da UFRJ ou pelos telefones (21) 3938-1619/1620, das 9h às 17h.

UFRJ PR6 - Pró-Reitoria de Gestão e Governança
Desenvolvido por: TIC/UFRJ